fbpx M50 - Formação Universitária para Seniores | ULisboa

M50 - Formação Universitária para Seniores

M50 - Formação Universitária para Seniores

O M50 - Programa de Formação Universitária para Seniores da ULisboa, destinado a maiores de 50 anos, pretende acrescentar ao tradicional papel da Universidade de ensino e formação dos mais jovens uma nova missão, não menos importante, que naturalmente complementa o serviço público que lhe cabe prestar à Sociedade.

Share M50 - Formação Universitária para Seniores

Orientações extraordinárias Covid 19 - Atendimento

A sua criação teve presente o facto de o aumento da esperança de vida e a diminuição considerável da natalidade imporem uma alteração significativa na pirâmide etária da população portuguesa, sendo expectável que os maiores de 50 anos venham a desempenhar um papel fundamental na sociedade, nomeadamente na Ciência, Tecnologia, Saúde e na participação política e cívica.

À Universidade compete, portanto, estar atenta a esta realidade e assegurar a pessoas desta faixa etária programas formativos que as habilitem a compreender e a adaptar-se às novas realidades da sociedade de hoje, associando-se à premência da formação ao longo da vida e do envelhecimento ativo.

Nos últimos 10 anos, o Programa tem vindo a oferecer um conjunto de cursos com uma vocação científica, técnica e cultural, concebidos e orientados por docentes da Universidade de Lisboa especificamente para a população sénior.

A par de Cursos Livres, a Universidade de Lisboa organiza também Ciclos de Conferências em temas atuais. Aumentando a nossa oferta formativa, lançamos em 2019 uma nova modalidade de frequência de cursos, implementada com a abertura ad hoc de vagas para frequência de unidades curriculares dos cursos regulares da Faculdade de Letras. Com esta nova iniciativa, cumpre-se mais um dos objetivos do Programa: O encontro intergeracional.

São objetivos do Programa M50:

  • Proporcionar aquisição de novos saberes em meio universitário através de um programa com vocação científica, técnica e cultural;
  • Promover o desenvolvimento pessoal e interpessoal dos seniores, permitindo-lhes também definir e descobrir novos percursos de vida depois da sua aposentação;
  • Aproveitar ativamente as formações e experiências prévias dos formandos, utilizando métodos pedagógicos que os coloquem na posição de cocriadores coletivos das suas aprendizagens;
  • Proporcionar um espaço científico, social e cultural aberto ao confronto de ideias e a contactos intergeracionais;
  • Incentivar a prossecução de estudos.

Destinatários: Maiores de 50 anos, preferencialmente com o ensino secundário completo.

História Cronológica do Programa M50

Trabalhos Realizados no âmbito do Programa M50

 

Mais informações
Departamanto Académico
Núcleo de Formação ao Longo da Vida
Reitoria da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade|1649-004 Lisboa

Tel.: 210 170 117/217 967 624 | Ext.:19118
E-mail: seniores@ulisboa.pt