O e-Learning Lab da ULisboa atua como unidade de apoio a docentes e investigadores da Universidade de Lisboa na integração das tecnologias no Ensino e Investigação. Procura promover a utilização de aplicações online no suporte a uma formação mais atual e inovadora, modernizando o ensino presencial e estimulando o desenvolvimento de práticas de b/e-learning.

Tutoriais de apoio

 
Nesta secção poderá encontrar os tutoriais de apoio que o e-Learning Lab tem vindo a desenvolver ao longo dos vários anos de existência. Os tutoriais encontram-se organizados por temáticas e para aceder a cada um deles clique no texto que se encontra [entre parênteses reto].

 


PLATAFORMA MOODLE 


Na Universidade de Lisboa existem diferentes versões da plataforma Moodle, pelo que encontrará tutoriais com mais do que uma versão da plataforma. Deverá confirmar previamente a versão da plataforma da sua Escola na lista que a seguir se apresenta:

 
Faculdade de Arquitetura - Moodle 2
Faculdade de Belas Artes - Moodle 1
Faculdade de Ciências - Moodle 2
Faculdade de Direito - Moodle 1
Faculdade de Farmácia - Moodle 3
Faculdade de Letras - Moodle 1
Faculdade de Medicina - Moodle 1
Faculdade de Medicina Dentária - Moodle 1
Faculdade de Motricidade Humana - Moodle 3
Faculdade de Medicina Veterinária - Moodle 2
Faculdade de Psicologia - Moodle 1
Instituto de Ciências Sociais - Moodle 1 
Instituto de Educação - Moodle 1
Instituto de Geografia e Ordenamento do Território - Moodle 1
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas - Moodle 2
Reitoria da ULisboa - Moodle 1

Nota: algumas Escolas não têm plataforma Moodle.

 

Tutoriais de apoio a docentes e investigadores

  • Adicionar teste a uma disciplina Moodle [Moodle 3]

  • Adicionar trabalho a uma disciplina Moodle com configuração do software anti-plágio URKUND [Moodle 3]

  • Inscrição manual de utilizadores e atribuição de Senha de inscrição [Moodle 3]

  • Adicionar um conteúdo SCORM/AICC [Moodle 1]

  • Adicionar um pacote IMS de conteúdo [Moodle 1]

  • Criar página [Moodle 2]

  • Criar página de texto e página web [Moodle 1]

  • Criar testes:

    • Adicionar categorias e subcategorias [Moodle 2]

    • Adicionar questões ao teste [Moodle 2] 

    • Após a resolução do teste [Moodle 2]

    • Criar questões de correspondência [Moodle 2]

    • Criar questões de desenvolvimento [Moodle 2]

    • Criar questões de escolha múltipla [Moodle 2]

    • Criar questões de resposta curta [Moodle 2]

    • Criar questões de verdadeiro/falso [Moodle 2]

  • Criar um chat [Moodle 1]

  • Criar um fórum [Moodle 1]

  • Criar um glossário [Moodle 1]

  • Criar um livro [Moodle 1]

  • Criar um questionário [Moodle 1]

  • Criar um referendo [Moodle 1]

  • Criar um wiki [Moodle 1

  • Criar uma base de dados [Moodle 1]

  • Criar uma lição [Moodle 1]

  • Criar uma submissão de trabalhos:

    • Submissão de um único ficheiro [Moodle 1]

    • Submissão de vários ficheiros [Moodle 1]

    • Submissão de trabalho: texto online [Moodle 1]

    • Submissão de trabalho de casa [Moodle 1]

  • Inscrever utilizadores manualmente [Moodle 2]

  • Inserir ficheiros [Moodle 1] [Moodle 2]

  • Inserir um inquérito pré-definido [Moodle 1

  • Inserir separador [Moodle 1] [Moodle 2]

  • Mostrar pasta de ficheiros [Moodle 1]


Tutoriais de apoio a estudantes:

 

   


CONTA @CAMPUS.UL.PT


 Quando a palavra-passe da conta @campus.ul.pt não funciona siga os passos indicados no manual de alteração e recuperação de senha de acesso [aceda aqui].

 

 


ACESSO VPN


O serviço de VPN (Virtual Private Network - Rede Privada Virtual) permite o acesso de forma segura a recursos que só estão disponíveis na rede privada, independentemente do local onde o utilizador da ULisboa se encontre. Na área de utilizadores da ULisboa são disponibilizadas mais informações sobre a configuração da VPN [aceda aqui].

 

 

OUTRAS FERRAMENTAS


 

 

 

 

Conteúdo licenciado nos termos da Licença Creative Commons "Atribuição - Uso Não-Comercial - Partilha nos Mesmos Termos"

Este site encontra-se em processo de transição para o Acordo Ortográfico de 1990.