Webconference e virtualclassroom: o ambiente colaborativo multimédia Colibri

Através deste workshop pretendemos dar a conhecer uma ferramenta de comunicação síncrona a toda a comunidade da ULisboa, de modo a que possamos minimizar os inconvenientes da distância física. O ambiente colaborativo multimédia Colibri destina-se à comunidade académico-científica de Portugal e permite realizar reuniões, trabalhos de grupo, aulas e tutorias totalmente a distância.

Os participantes terão possibilidade de:

• Compreender os conceitos de webconference e virtual classroom.
  • Distinguir síncrono de assíncrono.
  • Identificar os cuidados a ter na utilização de sistemas webconference e virtal classroom.
  • Conhecer as funcionalidades do ambiente Colibri:
    • Agendar uma sessão, definindo os parâmetros necessários.
    • Convidar os participantes para a sessão.
    • Gravar uma sessão.
    • Inserir e eliminar pods1 de acordo com o que se pretende trabalhar durante a sessão.
    • Utilizar o quadro branco.
    • Gerir as funções de apresentador e participante.
    • Inserir arquivos.
    • Disponibilizar links da web.
    • Criar breves questionários/sondagens.
    • Criar blocos de perguntas e respostas.
    • Ligar a webcam e o microfone.
    • Solicitar a palavra, enquanto participante.
    • Assimilar algumas regras de netiqueta.
1Pods são blocos com funcionalidades específicas e que podem ser inseridos ou ocultados de acordo com o que o host necessitar para cumprir os objetivos da sessão.

DESTINATÁRIOS:

• Docentes e investigadores da Universidade de Lisboa

REGIME:

• Totalmente a distância

REQUISITOS:

• Possuir uma conta de email federada num dos domínios da Universidade de Lisboa (exemplos: @campus.ul.pt; @tecnico.ulisboa.pt).

DURAÇÃO:

• O workshop tem a duração de 1 semana e meia e ocorrerá totalmente a distância (de modo síncrono e assíncrono). Prevê-se que cada formando dedique, em média, 2 horas semanais para a realização das diferentes atividades.