Sessão-debate: O Ensino Superior a Distância em Portugal

Na sequência da recente aprovação, pelo Conselho de Ministros, do projeto de Decreto-Lei nº 83/2019 que visa regular o Regime Jurídico do Ensino Superior a Distância em Portugal, vários membros da comunidade científica entenderam importante desenvolver um processo de discussão aberta e de reflexão científica e tecnicamente substanciada em torno da temática.

A sessão-debate, que decorreu no dia 4 de abril de 2019, pretendeu i) discutir de forma aberta e democrática a problemática do ensino superior a distância em Portugal com referência às fragilidades e limitações identificadas no referido decreto-lei, e ii) criar uma dinâmica que conduza a um processo do desenvolvimento de princípios e orientações para a regulação do ensino superior a distância em Portugal onde efetivamente se valorize e tire proveito da participação da totalidade das instituições de ensino superior portuguesas.

A sessão contou assim com a ‘expertise’ acumulada de cerca de 170 professores e investigadores na àrea, estando 65 presentes no auditório da Incubadora da Universidade de Lisboa e os restantes online. Entre os presentes encontravam-se representadas 25 Instituições do Ensino Superior Português (de Portugal Continental e ilhas), 5 de Instituições de Ensino Internacional (Brasil e Angola) e outros 10 organismos públicos e privados.

Com vista à contribuição para a melhoria do referido projeto de Decreto-Lei foi elaborado um resumo com as principais ideias debatidas entre os participantes nesta sessão-debate, que pode ser consultado (clique aqui).

Programa (com as apresentações)

14h00- 14h20: Abertura
‘O que está em discussão! O que não está em discussão! Quais os moldes para a discussão?’
João Filipe Matos, ULisboa  |  Neuza Pedro, ULisboa