O e-Learning Lab da ULisboa atua como unidade de apoio a docentes e investigadores da Universidade de Lisboa na integração das tecnologias no Ensino e Investigação. Procura promover a utilização de aplicações online no suporte a uma formação mais atual e inovadora, modernizando o ensino presencial e estimulando o desenvolvimento de práticas de b/e-learning.

Equipa e-Learning Lab

 

 

COORDENAÇÃO


 

João Filipe Matos

João Filipe Matos é Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEULisboa), universidade onde terminou a Licenciatura em Matemática (1982), Mestrado (1986), Doutoramento (1991) e Agregação em Educação (2000). É Diretor do Programa de Doutoramento FCT Technology Enhanced Learning and Societal Challenges, do curso de Doutoramento TIC na Educação e dos Mestrados em e-Learning e Formação a Distância e Ensino da Informática. Leciona na área das metodologias de investigação em educação e formação a distância e e-Learning. Coordena o Centro de Competência em Tecnologia e Inovação (C2TI) do IEULisboa vocacionado para o apoio a iniciativas de escolas e professores no domínio das tecnologias digitais em colaboração com o Ministério da Educação. Integra a equipa de coordenação do e-Learning Lab no quadro do Projeto da Reitoria de e-Learning na ULisboa. 
 
 
Neuza Pedro
 

Neuza Pedro é Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Doutorada em Educação na especialidade Tecnologias de informação e comunicação na Educação pela Universidade de Lisboa. Possui mestrado em Psicologia da Educação. Realizou vários cursos de pós-graduação na área de Online teaching na Universidade de Agder na Noruega e na Universidade de Winsconsin- Stout nos EUA. É igualmente Certificada como E-moderator pelo ATIMOD Institute - Reino Unido.. Atualmente é coordenadora do Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais (regime a distância) onde assume a leccionação de unidades curriculares relacionadas com o E-learning e Formação a distância, Avaliação Online das Aprendizagens, Formação em LMS e metodologias de investigação. Assume, desde 2010, a co-coordenação do Laboratório de E-learning da Reitora da Universidade de Lisboa.

 


EQUIPA TÉCNICO-PEDAGÓGICA


 

Magda Fonte
Project manager & e-Learning developer

Magda Fonte é Mestre em Tecnologias Educacionais e de Comunicação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC) e está a realizar o Doutoramento em Educação, especialidade Educação a Distância e e-Learning, na Universidade Aberta. Integrou a equipa do Projeto de Ensino a Distância da Universidade de Coimbra entre 2010 e 2014 enquanto instructional designer de cursos totalmente a distância.  
Atualmente a sua atividade profissional incide na gestão de projetos que integram as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a Educação a Distância (EaD), nomeadamente o 
instructional design de cursos online, suporte técnico a docentes e investigadores da ULisboa e desenvolvimento de ações de qualificação docente no domínio de competências em e-learning. Quanto à componente de investigação dedica-se particularmente à Qualidade em EaD no Ensino Superior, sendo que atualmente é investigadora nos Projetos MOOQ: Massive Online Open Education Quality e TEL@FTELab - Technology Enhanced Learning @ Future Teacher Education Lab

 

Nikoletta Agonács 
e-Learning developer | PhD Student 

Nikoletta Agonács é Mestre em Ensino de Línguas Estrangeiras (Italiano, Húngaro) pela Universidade Eötvös Loránd em Budapeste, licenciada em Filologia Românica, especializada em Italiano e com Minor em Inglês também pela Universidade Eötvös Loránd em Budapeste, e atualmente está a realizar o doutoramento no âmbito do programa TELSC (Aprendizagem Enriquecida com Tecnologia e Desafios Societais).
Antes de integrar a equipa do E-learning Lab trabalhou no setor empresarial como Learning Technologies Specialist onde teve responsabilidades como desenvolvimento de cursos online com ferramentas de autoria de e-learning (Articulate Storyline 2), verificação de usabilidade de cursos online, criação de conteúdo multimédia e configuração, customização e manutenção de plataformas Moodle e EdX. Teve envolvida na preparação e elaboração de propostas para vários concursos governamentais relacionados às TIC na educação ao nível internacional, principalmente em África, Ásia e América Latina. 

 

Nuno Oliveira
Multimedia producer & e-Learning developer 

Nuno Ricardo Oliveira é Mestre em Educação e Comunicação Multimédia pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e atualmente está a realizar o Doutoramento em Educação, especialidade de Educação a Distância e eLearning, na Universidade Aberta. De 1998 a 2016 lecionou no Ensino Básico e Secundário. Desde 2005 tem dinamizado diversas formações para Professores e Formadores no domínio das TIC na Educação/Formação de Adultos. 

 

Sofia Batista
Instructional designer & e-Learning developer

Sofia Batista é Mestre em Educação e Tecnologias Digitais, licenciada em Biologia e Geologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e atualmente doutoranda em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Integrou nos últimos seis anos a equipa do Laboratório de Elearning da FCT-UNL onde assumia atividades de monitorização do programa de e-Learning no que respeita ao apoio, acompanhamento, dinamização e manutenção do sistema de gestão de aprendizagem; apoio a atividades de coordenação e gestão de recursos; desenvolvimento e dinamização de workshops; assessoria na produção audiovisual e apoio no desenvolvimento de investigação neste domínio. Tem ainda dinamizado com regularidade atividades de formação de professores no domínio das TIC na Educação, designadamente no âmbito da EDUCOM - Associação Portuguesa de Telemática Educativa.
 
 

Conteúdo licenciado nos termos da Licença Creative Commons "Atribuição - Uso Não-Comercial - Partilha nos Mesmos Termos"

Este site encontra-se em processo de transição para o Acordo Ortográfico de 1990.