O e-Learning Lab da ULisboa atua como unidade de apoio a docentes e investigadores da Universidade de Lisboa na integração das tecnologias no Ensino e Investigação. Procura promover a utilização de aplicações online no suporte a uma formação mais atual e inovadora, modernizando o ensino presencial e estimulando o desenvolvimento de práticas de b/e-learning.
Documentos de Apoio
Um conjunto de documentos de apoio desenvolvido pela equipa do e-Learning Lab, que têm o objetivo de explicar alguns conceitos ligados à educação a distância, assim como fornecer um sistema de apoio na utilização de LMS e criação de cursos online.
Modelo Pedagógico
Este modelo enfatiza a aprendizagem baseada em recursos para uma melhor compreensão dos processos de ensino e aprendizagem e para o design e organização de programas e cursos multimédia em regime de b/e-learning.
Framework de Regulação da Qualidade
Este framework ajuda na orientação da avaliação da qualidade da criação de cursos em regime de e-learning.
Ferramentas online e objetivos de aprendizagem
Documento de apoio à seleção de ferramentas online e offline para atividades que permitam trabalhar objetivos formulados de acordo com a taxonomia de Bloom.
Checklist para o desenvolvimento de cursos online
Esta checklist tem como objetivo ajudar e apoiar docentes e investigadores no desenvolvimento de cursos online.
Checklist para o apoio à construção de testes online
Esta checklist tem como objetivo apoiar o docente/investigador na contrução de testes de avaliação online.
Grelha de avaliação: classificação das intervenções nos fóruns de discussão
Esta grelha de avaliação facilita a classificação das intervenções nos fóruns de discussão.
Seleção das ferramentas Moodle: uma tabela para apoio e diagnóstico
Guia para apoio na escolha da ferramenta Moodle mais adequada para cada objetivo.
Matriz de Plataformas MOOC: uma tabela para apoio e diagnóstico
Guia para apoio na escolha da plataforma MOOC mais adequada para cada objetivo.
Declaração para disponibilização de parte de uma obra
Este documento é um modelo de declaração que pode ser utilizado sempre que disponibilizar partes de obras para fins de educação.
