Desenvolvimento de conteúdos acessíveis (MOOC)

Este curso surge no seguimento de um trabalho desenvolvido pelo projeto de cooperação ESVI-AL que tem por objetivo contribuir para uma Educação Superior Virtual Inclusiva na América Latina.
Assegurar sistemas de educação inclusivos a todos os níveis, assim como a formação ao longo da vida é um compromisso dos Estados que fazem parte da Organização das Nações Unidas e que em 2006 subscreveram a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Segundo esta Convenção cada país deve assegurar que as pessoas com deficiência tenham acesso à educação primária e secundária, à educação superior, à formação profissional, à educação de adultos e à formação ao longo da vida, sem discriminação e em igualdade de condições em relação a todas as pessoas.
O movimento para uma educação inclusiva passa por um incremento progressivo e substancial das práticas alternativas de educação baseadas nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), através da implementação de modalidades de educação virtual a distância acessíveis, entendendo por acessibilidade a “condição que deve cumprir os ambientes, produtos e serviços para que sejam compreensíveis, utilizáveis e praticáveis por todas as pessoas”.
Alargando este conceito de acessibilidade ao contexto educativo virtual, em que os docentes utilizam materiais educativos digitais, dever-se-á ter a certeza que esses materiais sejam acessíveis, ou seja, compreensíveis, utilizáveis e praticáveis por qualquer estudante que tenha os conhecimentos prévios requeridos para se inscrever em determinada ação de formação, sem que algum tipo de deficiência se constitua como entrave.
O MOOC Desenvolvimento de Conteúdos Acessíveis (DCA) organiza-se em torno de dois módulos:
  • No primeiro módulo serão abordadas as funcionalidades básicas para a criação de documentos acessíveis, incidindo particularmente na ferramenta Microsoft Word.
  • No segundo módulo serão abordadas também as funcionalidades básicas para a criação de apresentações acessíveis, tendo por base o Microsoft Power Point.

Os participantes terão possibilidade de:

• Criar documentos acessíveis através do Microsoft Word.
  • Corrigir problemas de acessibilidade num documento Microsoft Word.
  • Criar apresentações acessíveis através do Microsoft Power Point.
  • Corrigir problemas de acessibilidade numa apresentação Microsoft Power Point.

DESTINATÁRIOS:

• O MOOC DCA dirige-se a todos os interessados na temática, mas particularmente a professores dos vários níveis de ensino que manifestem interesse em criar materiais educativos digitais em Word e Power Point, acessíveis a qualquer aluno, com ou sem deficiência motora ou sensorial.

REGIME:

• Totalmente a distância

REQUISITOS:

• Conhecimentos de português ao nível C1.
  • Conhecimentos de espanhol ao nível B1 (para leitura de documentos complementares).
  • Utilização preferencial do Microsoft Office 2010 (Word e Power Point).
  • Utilização recomendada do Google Plus, Facebook e Twitter.

DURAÇÃO:

• O MOOCtem a duração de 5 semanas e ocorrerá totalmente a distância (de modo assíncrono). Prevê-se que cada formando dedique, em média, 5 horas semanais para a realização das diferentes atividades.

INSCRIÇÃO: