LANÇAMENTO DO PROJETO NAU

No dia 27 de setembro decorreu no Pavilhão do Conhecimento o lançamento do Projeto NAU, uma iniciativa nacional de Ensino e Formação a Distância na Administração Pública para grandes audiências. Este projeto permitirá o desenvolvimento de ações de formação para um grande grupo de funcionários e cidadãos, transversal a diversos ministérios, num formato de MOOC (Massive Open Online Courses).

O evento contou com a presença de vários representantes dos gabinetes de e-Learning de Instituições de Ensino Superior, incluindo o e-Learning Lab da Universidade de Lisboa. A sessão iniciou-se com a apresentação de uma iniciativa nacional francesa (FUN-MOOC) sobre a divulgação de MOOC, por Catherine Mongenet. De seguida o Professor Pedro Guedes de Oliveira expôs a iniciativa INCoDe2030 assente nos desafios da garantia da literacia e inclusão digital, estímulo à especialização em tecnologias e aplicações digitais e produção de novos conhecimentos em cooperação internacional.

Coube ao Rui Ribeiro (diretor do projeto NAU) apresentar os objetivos do Projeto Nau, as entidades fundadoras e o plano de atuação que pode ser consultado no site do projeto (https://www.fccn.pt/projeto-nau/).

O evento terminou com a assinatura do Protocolo de Consórcio entre os diversos ministérios.