O e-Learning Lab da ULisboa atua como unidade de apoio a docentes e investigadores da Universidade de Lisboa na integração das tecnologias no Ensino e Investigação. Procura promover a utilização de aplicações online no suporte a uma formação mais atual e inovadora, modernizando o ensino presencial e estimulando o desenvolvimento de práticas de b/e-learning.

Zoho

Zoho é uma ferramenta online colaborativa, que é acedida através de um login com conta Google ou de um registo em: http://www.zoho.com. Pode ser utilizada por estudantes, professores, empresas, ou por qualquer pessoa. É uma aplicação totalmente gratuita, para individuais, sendo que algumas das ferramentas disponibilizadas para empresas necessitam de uma subscrição.

O Zoho oferece diversas aplicações de colaboração, tais como:

  • Chat (ferramenta de conversação síncrona, semelhante ao MSN)
  • Docs (disponibiliza ferramentas semelhantes ao do office com a possibilidade de partilhar os documentos e de os guardar)
  • Discussions ( é um fórum de dicussão, onde um grupo de trabalho pode debater ideias através de ferramentas assíncronas, como por exemplo o chat e de editar documentos)
  • Mail - gestão de correio electrónico do Zoho
  • Metting (sala de conversação com áudio e vídeo, para poder reunir com mais do que uma pessoa é preciso subscrever esta ferramenta)
  • Projects (permite gerir projectos de uma forma colaborativa)
  • Share (permite partilhar documentos e aplicações. Importante referir que podem ser partilhados documentos no Moodle, bastando para isso integrar o código html do mesmo no editor html do Moodle)
  • Wiki (criação de páginas wikis)

São ainda disponibilizadas outras ferramentas mais ligadas ao trabalho em contexto profissional, como por exemplo, o Business Apps e o Productivity Apps. Com estas aplicações todos os documentos passam a estar disponíveis online. Integra assim as seguintes aplicações: CRM (Zoho CRM), administração de recursos humanos (Zoho People), sistema de Business Intelligence (Zoho Reports), gestão de bases de dados (Zoho Creator); sistema de facturas (zoho invoice) entre outros, mais direccionados para empresas.

Esta ferramenta traz imensas vantagens tanto para os estudantes como para os docentes, pois permite ter um espaço de trabalho colaborativo, onde o estudante e/ou o docente adquirem novos conhecimentos através da partilha de experiências. É uma ferramenta onde os estudantes e/ou grupos de investigação podem realizar trabalhos de grupo visto que esta disponibiliza aplicações, como o chat e o Docs que facilitam a comunicação entre os membros do grupo bem como a realização dos próprios trabalhos. 

Categoria: 
Trabalho colaborativo
Autor: 
Zoho Corporation
Licença: 
opensource
Captura(s) de ecrã: 
Captura de ecrã de Zoho
Captura de ecrã de Zoho

Conteúdo licenciado nos termos da Licença Creative Commons "Atribuição - Uso Não-Comercial - Partilha nos Mesmos Termos"

Este site encontra-se em processo de transição para o Acordo Ortográfico de 1990.