O e-Learning Lab da ULisboa atua como unidade de apoio a docentes e investigadores da Universidade de Lisboa na integração das tecnologias no Ensino e Investigação. Procura promover a utilização de aplicações online no suporte a uma formação mais atual e inovadora, modernizando o ensino presencial e estimulando o desenvolvimento de práticas de b/e-learning.

Wikispaces

 

O Wikispaces é uma ferramenta que permite alojar gratuitamente os seus próprios Wikis. Foi criado em 2005 pela Tangient LLC e é usado principalmente para a construção de ambientes de aprendizagem colaborativos e projectos educacionais.

O Wikispaces, tal como o Wiki, apresenta-se como uma ferramenta que permite a edição colaborativa de documentos, bem como a sua publicação e partilha. Esta ferramenta é gerida pelo seu administrador, mas este pode convidar outras pessoas para geri-lo também.

Ao criar uma nova página no wikispaces este apresenta-nos três formas distintas de permissões:

  • Público – Qualquer utilizador pode editar as páginas e fazer modificações no ambiente, mesmo que não esteja registado no Wikispaces;
  • Protegido – Qualquer pessoa pode visualizar a página, mas apenas os membros registados no Wikispaces podem editar o conteúdo da página.
  • Privado – apenas os membros do wikispaces podem visualizar e editar as páginas. É um serviço gratuito por 30 dias que ao terminar necessita de uma subscrição.

Esta pode ser uma ferramenta interessante para trabalhos de grupo e/ou para grupos de investigação, que podem discutir e construir páginas de texto colaborativamente.

 

Categoria: 
Trabalho colaborativo
Autor: 
Tangient LLC
Licença: 
opensource
Captura(s) de ecrã: 
Captura de ecrã de Wikispaces
Captura de ecrã de Wikispaces

Conteúdo licenciado nos termos da Licença Creative Commons "Atribuição - Uso Não-Comercial - Partilha nos Mesmos Termos"

Este site encontra-se em processo de transição para o Acordo Ortográfico de 1990.