O e-Learning Lab da ULisboa atua como unidade de apoio a docentes e investigadores da Universidade de Lisboa na integração das tecnologias no Ensino e Investigação. Procura promover a utilização de aplicações online no suporte a uma formação mais atual e inovadora, modernizando o ensino presencial e estimulando o desenvolvimento de práticas de b/e-learning.

Picasa

Picasa é um programa de computador – criado pela empresa Picasa Inc. em Julho de 2004 - que inclui funcionalidades de edição de fotografias e cuja principal função é organizar fotografias e imagens do seu computador, em pastas, colecções e/ou por recurso a marcadores, com vista a uma mais eficientes procura de fotografias por parte do utilizador. É de utilização livre sendo que é necessário descarregar o software para o seu computador e instalá-lo.

Apresenta-se igualmente útil na partilha de imagens, permitindo o  envio por e-mail, bem como a publicação de fotografias num blogue e/ou em redes sociais. Para além disso, esta ferramenta não exclui imagens, nem as disponibiliza online sem a sua permissão. O programa tem total integração com o serviço gratuito Picasa Web, de armazenamento e partilha de fotos online, também do Google.

O Picasa também possui ferramentas de exportação de imagens, criação de folhas de contactos, montagens pré-formatadas,  protector de ecrã, entre outras e, ao ser instalado ou reconfigurado, recupera todas as fotografias e vídeos que foram apagadas ou perdidas através do spyboot, disponível nas versões XP do Windows, possibilitando a visualização e recuperação das fotografias e imagens eliminadas. Este software permite ainda a monitorização de alterações de arquivos multimédia que os regista imediatamente no banco de dados do Picasa.

Esta ferramenta pode ser bastante útil para quando um docente/estudante necessita de coleccionar diversas fotografias ou imagens para apresentar em aula. Ao coloca-las no picasa fica assim com uma base de dados de imagens, que poderá partilhar com colegas e outros de uma forma rápida e fácil.

Todas as imagens tratadas no Picasa podem ser alojadas e partilhadas online e podem ser integradas na plataforma Moodle. Para tal, apenas é necessário enviar para o servidor do Moodle o arquivo em formato de imagem e depois disponibilizar o URL da imagem utilizando o ícone destinado para esse efeito que se encontra no editor HTML da plataforma.

Categoria: 
Edição e organização de imagens
Autor: 
Picasa Inc.
Licença: 
freeware
Captura(s) de ecrã: 
Captura de ecrã de Picasa
Captura de ecrã de Picasa

Conteúdo licenciado nos termos da Licença Creative Commons "Atribuição - Uso Não-Comercial - Partilha nos Mesmos Termos"

Este site encontra-se em processo de transição para o Acordo Ortográfico de 1990.