O e-Learning Lab da ULisboa atua como unidade de apoio a docentes e investigadores da Universidade de Lisboa na integração das tecnologias no Ensino e Investigação. Procura promover a utilização de aplicações online no suporte a uma formação mais atual e inovadora, modernizando o ensino presencial e estimulando o desenvolvimento de práticas de b/e-learning.

Glogster

Criado em 2007,  o Glogster apresenta-se como uma aplicação online de utilização livre (freeware) que permite criar cartazes, folhetos e posters interactivos que comportam elementos em formato textos, imagem, fotos, vídeos,  ficheiros áudio (MP3), efeitos especiais e imagens multimédia interactivas. Surge como um software baseado em elementos Flash. Os posters criados ficam disponíveis online para acesso e/ou edição posterior, podendo ser igualmente exportados e guardados em diversos formatos. No processo de gravação do produto criado é gerado um url que permite partilhar com terceiros os conteúdos desenvolvidos. 

Esta aplicação disponível na web dispõe de uma versão educativa (edu glogster) onde os professores podem inscrever-se com os seus estudantes e trabalhar com estes, gerindo os seus trabalhos dentro da conta do professor.  Surge como um formato criativo e inovador que poderá, por exemplo, ser utilizado para o desenvolvimento de produtos para suporte à apresentação de trabalhos ou projectos desenvolvidos em diferentes temáticas. Considera-se igualmente como uma ferramenta extremamente útil para a criação de e-posters, uma nova modalidade de apresentação de posters de investigação que começa a ser promovida em encontros científicos internacionais. 

Salientar ainda que os conteúdos criados nesta ferramenta podem ser integrados na plataforma Moodle. Para isso, basta copiar o Embeddable Player  (URL incorporável) da imagem/vídeo pretendido para o editor HTML do Moodle.  

Categoria: 
Apresentações interactivas e colaborativas
Autor: 
Glogster Inc.
Licença: 
opensource
Captura(s) de ecrã: 
Captura de ecrã de Glogster

Conteúdo licenciado nos termos da Licença Creative Commons "Atribuição - Uso Não-Comercial - Partilha nos Mesmos Termos"

Este site encontra-se em processo de transição para o Acordo Ortográfico de 1990.