O e-Learning Lab da ULisboa atua como unidade de apoio a docentes e investigadores da Universidade de Lisboa na integração das tecnologias no Ensino e Investigação. Procura promover a utilização de aplicações online no suporte a uma formação mais atual e inovadora, modernizando o ensino presencial e estimulando o desenvolvimento de práticas de b/e-learning.

Diigo

Diigo é uma ferramenta designada usualmente como “Social Bookmarking”, pois permite, no processo de navegação na internet, guardar como “favoritos” os sites, imagens, ficheiros, vídeos, etc… que se pretenda manter sinalizados como relevantes ao mesmo tempo que permite associar a tais elementos anotações do próprio utilizador. Permite ainda organizar as informações recolhidas e partilhá-las com outras pessoas, tornando-se assim num espaço colaborativo e de partilha de conhecimentos.

As vantagens desta ferramenta são inúmeras sendo que a maior é a possibilidade de se aceder aos favoritos e anotações a qualquer hora e em qualquer lugar bastando para isso aceder à internet.

Além das possibilidades já acima referidas o Diigo permite também criar uma rede social, onde é possível adicionar amigos e integrar grupos de interesse. Assim todos os nossos favoritos ficam disponíveis para os nossos amigos e grupos, bem como os favoritos deles, havendo a possibilidade de ir comentando as entradas dos colegas.

Esta ferramenta pode ser bastante interessante na medida em que permite criar grupos privados ou públicos. Assim, um grupo de pessoas com os mesmos interesses ( ex: colegas de uma determinada disciplina ou grupo de investigação) podem partilhar as suas pesquisas com o resto do grupo e participar em fóruns de discussão, potenciando assim o trabalho colaborativo.

Categoria: 
Social bookmarking
Autor: 
Diigo Inc.
Licença: 
freeware
Captura(s) de ecrã: 
Captura de ecrã de Diigo
Captura de ecrã de Diigo

Conteúdo licenciado nos termos da Licença Creative Commons "Atribuição - Uso Não-Comercial - Partilha nos Mesmos Termos"

Este site encontra-se em processo de transição para o Acordo Ortográfico de 1990.