3ª b-conferência:Novas tecnologias para o ensino: os quadros interativos

Apresentação

Globalização, novas tecnologias, variações nos ciclos económicos são apenas alguns dos fatores que influenciam a forma como atualmente os sistemas educativos preparam os jovens. A tecnologia associada à Educação oferece um enorme potencial que pode transformar o ensino e a aprendizagem. De forma a concretizar este projeto de mudança académica, é importante desenvolver uma visão partilhada sobre o futuro da educação, tendo em conta: as competências que os estudantes do século XXI necessitam de adquirir e quais os melhores métodos de formação a proporcionar-lhes, recorrendo a plataformas e tecnologias adequadas, de entre as quais se têm destacado os Quadros Interativos.

O quadro interativo (QI) não é apenas um dispositivo usado para apresentar informação em formatos variados, texto, gráficos, vídeos, som ou animação. A sua maior vantagem liga-se ao software interativo disponível, que ajustado a uma comunicação eficiente entre um computador, as suas aplicações e os próprios utilizadores permite-lhes animar, gerir os processos e apresentar dados de uma forma interativa, clara e eficaz. Um outro elemento crucial para tirar partido da modernização no ensino que tais tecnologias permitem implementar liga-se à implementação de programas de apoio e formação para professores. Esta b-conferência pretende, pois, estimular o contacto com tais novas tecnologias para o ensino demonstrando, em atividades criativas, as suas potencialidades para diversas áreas científicas.

Em cooperação com o e-Learning Lab da UL, a Promethean, no seu trabalho de cooperação com as Instituições do Ensino Superior, procura à semelhança do realizado já em vários outros países, promover o contacto de docentes e investigadores como as mais atuais funcionalidades dos quadros interativos.

Objetivos:

conhecer experiências diversificadas de utilização de quadros interativos nas diversas áreas cientificas;

promover o contacto com as atuais funcionalidades dos quadros interativos de ultima geração;

refletir sobre benefícios e exigências associadas à sua integração nas práticas de ensino no contexto do ensino superior.

 

Destaques

"Novas tecnologias para o ensino: os quadros interativos"

Salão Nobre | 8 Novembro 2011 | 14h30

Blended-Conferências