1ª b-conferência:E-learning, Open educational content e direitos de Autor

Apresentação

A evolução das novas tecnologias tem conduzido à proliferação de sistemas e aplicações online para desenvolvimento de conteúdos digitais de diversos formatos, texto, imagem, áudio, vídeo e multimédia, que são frequentemente disponibilizados na internet e que o ensino e a investigação têm adotado de forma intensa para suportar e trazer à evidência princípios, processos, conceitos, propriedades e teoremas que, pelo dinamismo e interatividade de tais recursos, se tornam mais claros, transparentes e apreensíveis, revelando-se assim uma mais-valia para a educação.

Complementarmente, torna-se crescente o número de Instituições de Ensino Superior que começam a oferecer cursos totalmente a distância (e-learning) e cursos presenciais com uma forte componente online (b-learning), onde tais conteúdos digitais ganham ainda maior relevo.

Devido à crescente liberalização do conteúdo e à facilidade associada à reprodução, alteração e difusão de tais recursos digitais, a problemática da reserva dos direitos de autor ganha uma nova dimensão, necessitando pois de ser abordada e difundida junto de docentes e investigadores de tais instituições.

De igual modo, e sobretudo a partir dos anos 90, com o crescimento das comunidades de aprendizagem e do uso de plataformas abertas, começou a generalizar-se o acesso a open educational content (conteúdos educativos abertos), nomeadamente pela proliferação de iniciativas que estimulam e disseminam recursos educativos digitais em formato/código aberto, onde tanto o formato como o conteúdo se revela passível de ser utilizado, reproduzido e/ou alterado sem que seja requerido para tal a permissão do autor. Espaços para acesso e partilha de tais conteúdos, bem como formas de integração dos mesmos no ensino/investigação, bem como novas modalidades de licenciamento online necessitam ser difundidas.

 

Destaques

"Novas tecnologias para o ensino: os quadros interativos"

Salão Nobre | 8 Novembro 2011 | 14h30

Blended-Conferências